Falemos de... #13 | As minhas "férias"

por aesperaparavoar, em 26.08.15

Estou de volta! 10 dias depois, aqui estou eu para desvendar um pouco do que se passou. Não foram própriamente "férias", mas foram 10 dias de muitos sorrisos e de aprendizagem, longe da família, dos amigos, de casa e das rotinas. Longe do mundo, mas sempre na vida real. Durante os últimos 10 dias embarquei numa aventura chamada "Campinácios". Os Campinácios são Campos de Férias no âmbito da "missão" Inaciana nos quais se incluem participantes  do 5º ano 12º ano (orgazinados por escalões e assim em diferentes campos) e animadores oriundos dos 3 colégios da Companhia de Jesus em Portugal (Colégio das Caldinhas, Colégio São João de Brito e Colégio da Imaculada Conceição). Estes campos relacionados em tudo com a Pastoral não são apenas campos onde se promove a fé. Os campinácios são uma oportunidade para desenvolver a fé mas também para nos conhecermos melhor a nós e aos outros, para experenciarmos a felicidade dos pequenos gestos, da simplicidade, dos sorrisos, para aprofundarmos a confiança com que vivemos e nos desafiar-mos.

Este ano, já no 11º ano, fui caloira dos Campinácios e senti-me profundamente agradecida por ter tomado a decisão de ir e viver esta experiência. Foram 10 dias onde não só me aproximei de mim e dos outros, mas também me diverti imenso. De sorriso constante no rosto conheci pessoas que me encheram o coração e que durante aqueles dias foram a minha família, 24 horas por dia.

Entre as muitas atividades que fizémos relembro com especial caminho a grande caminhada que empreendemos de Ribeira do Conde até à Lousã. Um momento onde surgiram conversas especiais e onde o cansaço foi sendo esquecido pelas amizades que se estavam a formar. No dia seguinte, depois de sermos acolhidos pelos Bombeiros da Lousã e de lá pernoitarmos, iniciámos uma caminhada da pobreza. Fomos deixados logo de manhã, organizados em grupos de 5 pessoas, ao longo de vários locais da zona e foi-nos dito que teríamos de "sobreviver" até às 16 horas, sendo para isso necessário arranjarmos comida e bebida. O pequeno-almoço e o almoço, pelo menos, deveriam ser conseguidos junto da população, para tal ajudariamos com o nosso trabalho ou apenas com uns minutos de conversa. Em troca, apenas pedíamos algo que nos permitisse aguentar até ao fim da atividade. O resultado foi surpreendente! Depois de mais uma caminhada até aos locais com maior população, demos por nós a apanhar feijão seco com a D. Palmira e, minutos depois, a conversar e a rir com uma outra D. Palmira e com a D. Ana Maria. Foram elas que, naquele dia fizeram a nossa manhã e nos mostraram que não é preciso muito para se viverem momentos de pura alegria. Foram também elas que prontamente nos cederam água, leite, tostas, queijo, fruta, salsichas, pão, sopa e muito carinho. Foi disso que nos alimentámos até às 16h00, hora marcada para que o grupo se reunisse de novo. E chegámos ao fim cheios... de vida, de paz, de agradecimento, e sem fome!

Estes e outros momentos como estes, desde os banhos no rio até às partilhas e aos serões pela noite dentro, fizeram desta uma experiência única e muito feliz.

P.S.: Mais sobre os Campinácios aqui.