Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




IV Olimpíadas Nacionais de Filosofia - Alentejo

por aesperaparavoar, em 24.04.15

Ora bem, aqui está o "tal" post que vos tinha prometido para terça-feira e que só me foi possível escrever hoje. Contudo, o atraso "paga-se" e neste caso os "juros" deste atraso vêm expressos em fotografias. 

Nos dias 17 e 18 de Abril realizaram-se em Montemor-o-Novo, Évora, as IV Olímpiadas Nacionais da Filosofia. Esta iniciativa promovida pela PROSOFOS - Associação para a promoção da Filosofia foi, para mim, uma agradável surpresa. 

Quando o meu professor de Filosofia me convidou para participar nestes dois dias de Olímpiadas em conjunto com outra colega minha (a Mariana) aceitei sem pensar duas vezes, mas, a verdade é que não fazia qualquer ideia do que me esperava. Li o regulamento uns dias antes, tentei inteirar-me do que era, pensava eu, o objetivo destas Olímpiadas -  a elaboração de um ensaio filosófico (individual) tendo por base 1 (dos 4) temas sugeridos para a realização da prova e que só nos eram dados a conhecer na hora da mesma. Contudo, no dia 17 de Abril depressa percebi que "aquilo" era muito mais do que uma prova, era sobretudo uma oportunidade de partilhar ideias e experiências com pessoas que não conhecíamos de lado algum e que vinham de Norte a Sul do país (participaram nas Olimpídas 36 escolas, 75 alunos e cerca de 30 professores). Uma oportunidade para fazer amizades e para "desenvolver e afirmarmos a nossa condição de seres críticos e autónomos capazes de responder aos grandes desafios e interrogações da contemporaneidade". Em suma, foram dois dias únicos que, nunca pensei, já deixam muitas saudades. 
 
Tudo começou com uma longa viagem de Coimbra até ao Alentejo, com o sol sempre a dar um ar da sua graça...

1.jpg

Alguns minutos depois, chegados a Santarém, foi altura de fazer uma curta paragem para o beber o típico café. 

 

2.jpg

E ainda deu tempo para uma foto (selfie).

3 (1).jpg

A chegada ao Alentejo...

3.jpg

 E a chegada à Quinta Valbom na Cartuxa, uma Quinta ligada à vinicultura onde está inserida uma casa do século XVII que pertence aos Jesuítas. Como o CAIC pertence à Companhia de Jesus (é um dos 3 colégios da Companhia), foi-nos permitido pernoitar nesta Quinta, com uma vista maravilhosa. 

O Padre Alberto recebeu-nos com imensa simpatia e deixou-nos completamente à vontade. Foi uma experiência muito engraçada. 

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

13.jpg

14.jpg

15.jpg

O almoço (meu, do prof. e da Mariana) no primeiro dia. Não havendo tempo para mais, o Pingo Doce foi o eleito para a refeição. 

16.jpg

E depois, lá fomos nós... 

17.jpg

18.jpg

19.jpg

Sala SI; 15 pessoas fechadas nessa mesma sala com um computador à frente; 4 tópicos que nos foram dados a escolher - 1 deles teria de ser o mote para o nosso ensaio filosófico (escolhi o tópico C - "Em termos morais, haverá culturas melhores do que outras?"); 3 supostas horas de prova que, por ocorrência de alguns imprevistos na submissão online dos ensaios, viraram 4h30min.

(p.s.: imaginam o que é estar 4 horas a ouvir o barulho de 15 pessoas a "teclar"?! Uma aventura!)

21.jpg

Depois da prova fomos agrupados em equipas (aconteceu em todas as atividades ao longo destes dois dias e as equipas/grupos eram sempre diferentes, o que permitiu conhecer um pouco quase todos os participantes) e fizemos um peddy-paper por Évora. 

22.jpg

23.jpg

Depois de um dia longoooooo, o merecido jantar. Novamente uma óptima oportunidade de convívio. 

(p.s.: começámos a jantar por volta da 00h00. Portanto, vejam como foi um dia realmente longo!)

24.jpg

No dia seguinte - fresquinhos que "nem uma alface" assistimos a um workshop, o primeiro de dois.

25.jpg

Este foi o meu preferido, O Barco de Teseu. Neste workshop pudemos partilhar opiniões e reflexões sobre o tema da identificação pessoal e do ser. 

26.jpg

27.jpg

 E no final da manhã, o almoço na Escola Secundária de Montemor-o-Novo, com direito a um pequeno workshop sobre chocolate e a uma sobremesa preparada pelo chefe responsável pelo workshop.

28.jpg

29.jpg

As atividades da parte da tarde... "Speedthinking" sobre vários temas que apelaram à opinião (e à filosofia).

30.jpg

31.jpg

E no final, a foto de grupo e a despedida. Foram 2 dias excelentes em que conheci pessoas fantásticas e muito simpáticas.

(p.s.: felizmente existe facebook para permitir que se mantenha o contacto.)

32.jpg

Ah, e o certificado de participação. O meu - e o de muitos de nós - veio "autografado" na parte de trás, assinaturas, "dedicatórias", números de telemóvel, enfim...33.jpg

 Mais fotos disponíveis no facebook da PROSOFOS, aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:01



A blogger


Os meus livros


Pensamento da semana


Leituras do momento


O blogue no facebook


As nossas visitas



Algumas parcerias




Deixe-me a sua mensagem

Web Analytics

O que já está para trás

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D