Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Eu li e recomendo #2

por aesperaparavoar, em 17.09.15

Pois muito bem, ontem foi dia de terminar mais uma leitura e hoje vim a correr partilhar com vocês mais esta sugestão para que possam conhecer este fantástico livro escrito pelo André Fernandes, intitulado Tia Guida.

Já tinha ouvido falar muito, e muito bem, sobre este livro. Conheci este trabalho do André através do facebook e fiquei, desde logo, extremamente curiosa para o ler, sobretudo pelo tema delicado que aborda. Cancro. Este é um livro que narra o último ano de vida da Tia Margarida, tia do André e que se relaciona, sobretudo, com esta doença oncológica que, só pelo nome, nos assusta. Uma história escrita por alguém que amava muito esta sua familiar e que acompanhou de perto toda a sua doença e luta para a vencer. Os primeiros sintomas de que algo não estava bem com Guida não eram conclusivos, até que, em Agosto de 2011 chega, depois de vários exames feitos, a difícil notícia do diagnóstico. Cancro. Era este o nome da doença que andava a atormentar Margarida e que, dali em diante, lhe transformou a vida. 

Neste livro o André revela-nos como foi todo o processo, desde o diagnóstico até ao triste dia em que faleceu Margarida, num testemunho absolutamente comovente que nos dá conta de uma história que, embora delicada, é sempre muito cheia de amor. 

Devo dizer também que li este livro em apenas algumas horas, tal era a vontade de conhecer sempre mais um bocadinho. Nunca lidei muito de perto com o cancro (embora tenha já tido uma familar que morreu devido a esta doença), mas, a par da leitura do livro acabei por me apegar muito à tia Guida e a esta sua luta pela vida, o que não só mexeu com as minhas emoções como me deixou com uma lágrima no canto do olho por várias vezes. 

Não posso ainda deixar de referir que fiquei  também muito emocionada e surpreendida com a capacidade como o André, um jovem com apenas 21 anos, nos relata toda esta história, descrevendo-a de forma delicada e clara, demonstrando uma sensibilidade e paz que são admiráveis. 

Ao longo da minha leitura, muitos foram os excertos que me marcaram e que me fizeram parar para pensar sobre eles, são tantos que não consigo partilhá-los todos convosco, mas deixo-vos um:

“O cancro torna-nos iguais. Não há cores, nem credos, nem fama, nem nada que ele distinga. Há vidas”.

Por tudo isto, além de vos recomendar a leitura deste livro maravilhoso (que já vai na 5ª edição), gostava também de dar os parabéns ao André, por esta obra, por ter partilhado connosco este percuso e pela força e coragem com que viveu os momentos relatados, pelo amor com que os descreveu, enfim, por este testemunho incrível e pelas inúmeras lições de vida que nos transmite através dele. Parabéns, André!

 

 

Esta rubrica tem o apoio da Chiado Editora.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:43


5 comentários

Sem imagem de perfil

De Ana Ribeiro a 17.09.2015 às 17:23

Sabia que ias adorar. É fantástico.

Não sei se já tiveste oportunidade de conhecer o novo projecto do André, A+ (http://amaispartilha.blogspot.pt/), onde ele publica no blogue do projecto entrevistas que vai realizar com várias pessoas. O tema da primeira entrevista é a perda de um filho e a entrevistada é a tia Eduarda, mãe da Tia Guida. Vale a pena ver a entrevista, testemunho incrível.

Beijinhos :*
Imagem de perfil

De aesperaparavoar a 17.09.2015 às 17:26

Olá Ana!
Sim, é verdade, é impossível não adorar!
Felizmente já conheci este projeto do André e gostei imenso. Mais um testemunho maravilhoso e cheio de amor.
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Ana Ribeiro a 17.09.2015 às 17:28

Sem dúvida!

Beijinhos! :*
Sem imagem de perfil

De André Fernandes a 06.12.2015 às 23:26

Olá, Ana!

Desconhecia este post e, por isso, só reajo agora. As minhas desculpas! Fico genuinamente feliz e grato por esta análise do livro "Tia Guida", obra e pessoa que tanto significado têm para mim.

Em breve, partilharei esta reflexão nas minhas páginas de Facebook.

Um beijinho,

André
Imagem de perfil

De aesperaparavoar a 13.12.2015 às 20:49

Olá André!
Eu peço igualmente desculpa pela demora da minha resposta... Fico muito feliz que tenhas lido esta minha partilha sobre o teu livro, e agradeço imenso cada página do que escreveste e partilhaste connosco, pela força das tuas palavras e em especial da pessoa a quem se referem.
Um beijinho,
Ana

Comentar post



A autora


Os livros


Pensamento da semana


Livro do momento


Deixe-me a sua mensagem

O que já está para trás

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D