Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Um dia todos nós somos obrigados a sair do casulo e a arriscar um primeiro voo.
Ora bem, aqui está o "tal" post que vos tinha prometido para terça-feira e que só me foi possível escrever hoje. Contudo, o atraso "paga-se" e neste caso os "juros" deste atraso vêm expressos em fotografias.
Nos dias 17 e 18 de Abril realizaram-se em Montemor-o-Novo, Évora, as IV Olímpiadas Nacionais da Filosofia. Esta iniciativa promovida pela PROSOFOS - Associação para a promoção da Filosofia foi, para mim, uma agradável surpresa.
Alguns minutos depois, chegados a Santarém, foi altura de fazer uma curta paragem para o beber o típico café.
E ainda deu tempo para uma foto (selfie).
A chegada ao Alentejo...
E a chegada à Quinta Valbom na Cartuxa, uma Quinta ligada à vinicultura onde está inserida uma casa do século XVII que pertence aos Jesuítas. Como o CAIC pertence à Companhia de Jesus (é um dos 3 colégios da Companhia), foi-nos permitido pernoitar nesta Quinta, com uma vista maravilhosa.
O Padre Alberto recebeu-nos com imensa simpatia e deixou-nos completamente à vontade. Foi uma experiência muito engraçada.
O almoço (meu, do prof. e da Mariana) no primeiro dia. Não havendo tempo para mais, o Pingo Doce foi o eleito para a refeição.
E depois, lá fomos nós...
Sala SI; 15 pessoas fechadas nessa mesma sala com um computador à frente; 4 tópicos que nos foram dados a escolher - 1 deles teria de ser o mote para o nosso ensaio filosófico (escolhi o tópico C - "Em termos morais, haverá culturas melhores do que outras?"); 3 supostas horas de prova que, por ocorrência de alguns imprevistos na submissão online dos ensaios, viraram 4h30min.
(p.s.: imaginam o que é estar 4 horas a ouvir o barulho de 15 pessoas a "teclar"?! Uma aventura!)
Depois da prova fomos agrupados em equipas (aconteceu em todas as atividades ao longo destes dois dias e as equipas/grupos eram sempre diferentes, o que permitiu conhecer um pouco quase todos os participantes) e fizemos um peddy-paper por Évora.
Depois de um dia longoooooo, o merecido jantar. Novamente uma óptima oportunidade de convívio.
(p.s.: começámos a jantar por volta da 00h00. Portanto, vejam como foi um dia realmente longo!)
No dia seguinte - fresquinhos que "nem uma alface" assistimos a um workshop, o primeiro de dois.
Este foi o meu preferido, O Barco de Teseu. Neste workshop pudemos partilhar opiniões e reflexões sobre o tema da identificação pessoal e do ser.
E no final da manhã, o almoço na Escola Secundária de Montemor-o-Novo, com direito a um pequeno workshop sobre chocolate e a uma sobremesa preparada pelo chefe responsável pelo workshop.
As atividades da parte da tarde... "Speedthinking" sobre vários temas que apelaram à opinião (e à filosofia).
E no final, a foto de grupo e a despedida. Foram 2 dias excelentes em que conheci pessoas fantásticas e muito simpáticas.
(p.s.: felizmente existe facebook para permitir que se mantenha o contacto.)
Ah, e o certificado de participação. O meu - e o de muitos de nós - veio "autografado" na parte de trás, assinaturas, "dedicatórias", números de telemóvel, enfim...
Mais fotos disponíveis no facebook da PROSOFOS, aqui.